Quais são os deveres de segurados com apólices de Seguro de Responsabilidade Civil?

12 de janeiro de 2017

patty

Novidades

0

SEGURO-RCAlguns deveres precisam ser observados pelos segurados de Responsabilidade Civil após a compra da cobertura oferecida pelas seguradoras. Há pelo menos cinco tarefas, como informar, imediatamente, ao segurador todo ato capaz de gerar possível pagamento de indenização assegurada pelo seguro; defender-se em ações movidas por terceiro prejudicado; pedir solicitação prévia à seguradora para indenizá-lo ou anuência expressa para transigir com terceiro; dar ciência da disputa ao segurador após ser citado, além de minorar as consequências derivadas do fato danoso para terceiro.

O seguro de Responsabilidade Civil tem relação direta, primeiro, com a consciência cidadã acerca da existência de seus direitos e das tutelas oferecidas para sua proteção. Depois, algo a ver com o paradoxo da tecnologia no mundo moderno e os maiores riscos e perigos para a comunidade.

O seguro de Responsabilidade Civil apresenta-se como modalidade contemporânea de garantia de cobertura aos efeitos econômicos do dano no patrimônio do segurado, por ato praticado pelo segurado em prejuízo de terceiros, que desafia, para seu sucesso, a criatividade e agilidade do segurador na atuação e defesa dos interesses de seu cliente em face do terceiro (vítima do dano), porquanto a sorte de ambos encontra-se intimamente ligada a atuação conjunta e eficiente dos reguladores de sinistros e, fundamentalmente, dos advogados contratados.

Post by patty