Quais são os principais tipos de Seguro de Responsabilidade Civil Profissional? Confira!

Quais são os principais tipos de Seguro de Responsabilidade Civil Profissional?

RC Profissional Contador

Contador, a sua profissão é extremamente desafiadora, envolvendo inúmeros pequenos detalhes e burocracias sem fim. Atualmente, o exercício do contador possui série de desafios, aos quais o contador e sua equipe precisam estar permanentemente atualizados.Todo esse estresse pode fazer com que algum detalhe passe despercebido. Aí você precisa estar segurado contra eventuais danos causados aos seus clientes. Por isso, se você trabalha nessa área, saiba que contratar um seguro de responsabilidade civil para contador é a melhor forma de prevenção.

 

RC Profissional para Médicos

Os médicos, assim como outros profissionais da saúde (dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas etc), precisam tomar decisões importantes e agir para cuidar de pessoas. Com tanta pressão em um ambiente onde se está lidando com a vida humana, é possível que falhas ocorram.

Em casos de problemas decorrentes de erros, é comum que a parte afetada responsabilize o médico e entre com ação judicial, o que resulta em gastos com a parte jurídica e um eventual custo de indenização. O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional vai auxiliar nessa parte e, mais do que isso, a garantir a tranquilidade para que o profissional continue exercendo sua profissão sem temer grandes prejuízos.

RC Profissional para Advogados

Os advogados também fazem parte de uma profissão que vê uma grande quantidade de acionamentos na justiça por conta de eventuais falhas cometidas. Uma perda de prazo importante em determinada ação ou o não-comparecimento em audiência por conta de algum imprevisto estão entre as situações que podem gerar prejuízos ao cliente e, consequentemente, fazê-lo responsabilizar o profissional que o estava atendendo no caso.

Com a quantidade de clientes que escritórios de advocacia e os próprios advogados possuem, falhas não intencionais como as citadas acima podem acontecer. Para que o profissional sinta-se seguro e possa permanecer tranquilo, sem ver ameaças aos seus recursos por possíveis indenizações que tenha que vir a pagar, por exemplo, contratar o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é essencial.

RC Profissional para Engenheiros e Arquitetos

Profissionais de engenharia e arquitetura lidam constantemente com situações que podem gerar responsabilização por falhas. Desde a escolha de materiais utilizados nas obras, passando por erros nos projetos até a assinatura de ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica) após a execução de um serviço que venha a ter complicações.

Se houver um problema e parte do empreendimento desabar, por exemplo, o engenheiro ou arquiteto responsável pode ser acionado judicialmente, seja por danos materiais ou mesmo corporais. Caso haja vítimas lesionadas, o profissional pode ser processado e se preocupar com todos os custos que isso vai trazer. Contudo, caso ele possua o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, estará amparado.

 

Fonte: Blog 1 Minuto de Seguro

Post by floripana